15/06/2012

Você já viu um Arco Iris de Fogo?

É muito difícil de você encontrar o arco iris de fogo, mas se você tiver muita sorte, você pode encontrar ele, uma ou duas vezes em toda a sua vida. Claro, isto é se você estiver no lugar certo e na hora certa!, Você ira presenciar um fenômeno tão belo e exuberante que vai ser algo para se lembrar para toda a sua vida.
Para ser mais preciso o arco-íris de fogo (na qual o nome correto e arco circum-horizontal) é um raro efeito ótico na atmosfera denominado Halo (Halo basicamente e um anel de luz que rodeia um objeto), representado como um arco-íris horizontal em nuvens consideravelmente altas, estás nuvéms são classificadas como "Cirrus " ( Cirrus são nuvens que se formam a uns 8 mil metros de altura com temperatura ambiente abaixo de 0°). 
O que acontece é que os cristais de gelo na nuvem são orientados horizontalmente para quebrar a luz do sol, esse fenômeno e chamado de refração da luz.
Os raios entram por uma parede lateral vertical e através deles partem para fora por uma parte inferior horizontal, propiciando uma separação espectral de cores como o arco-íris. Só que o arco-íris normal é causado pela refração da água no estado líquido. 
Mais agora vem a pergunta por que não vemos um arco iris de fogo com frequência?
A formação do dele requer que o sol esteja muito elevado no céu, a uma altitude de 58° ou superior e que uma nuvem Cirrus contenha cristais em forma de placa de gelo. Altitude do sol determina a visibilidade de um Halo, é impossível ver em locais a 55 ° ao Norte ou 55 ° ao Sul da Linha do Equador.
 Em outras latitudes o fenómeno é visível, por um tempo maior ou menor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário